Uma das pontes mais famosas do mundo, a Tower Bridge é uma ponte basculante do século XIX.

Eu com a ponte. Foto: Lucio Manoel
Inaugurada em 1894 no Rio Tâmisa, a Tower Bridge é uma daquelas pontes que você só viu em desenhos animados, que você nunca vai ver ao vivo. Ela é uma ponte que, quando um barco precisa passar por baixo, ela se abre para permitir essa passagem.

Ponte fechada para barcos. Foto: Lucio Manoel
A ponte consiste em duas torres, as partes que ligam a torre a rua de forma suspensa, uma passarela que liga as partes de cima das torres e as partes da ponte que se erguem para os barcos. A ponte permite a passagem de automóveis e pedestres, mas antigamente a passagem de pedestres, quando a ponte estava elevada, era feita pela passarela, mas agora toda a parte interna da Tower Bridge faz parte da Tower Bridge Experience.

Ponte aberta para a passagem de barco. Foto: Lucio Manoel
Quando foi para Londres, eu fui na Tower Bridge Experience para conhecer como funciona essa ponte tão diferente. Primeiro você assiste a um video com pessoas históricas que viveram a construção da ponte.

Video com a história da ponte. Foto: Lucio Manoel
Originalmente o sistema que fazia a ponte levantar e baixar era a vapor. Isso é foi modificado em 1974, quando o sistema eletrônico foi instalado.

Fornalhas que geram o vapor que faz a ponte abrir e fechar. Foto: Lucio Manoel

E o vapor faz esse motor mexer. Foto: Lucio Manoel
Além de todo esse equipamento pesado, lá fica uma replica da ponte, como um mecanismo miniatura onde você aprende como funciona a ponte.

Replica miniatura do funcionamento da ponte. Foto: Lucio Manoel
O passeio fica completo com a passarela, que te da uma vista privilegiada do rio Tâmisa.

Passarela da ponte. Foto: Lucio Manoel

Vista do rio Tâmisa. Foto: Lucio Manoel
O lado de fora da ponte é riquíssima em detalhes como esse escudo fantástico.

Detalhe da ponte. Foto: Lucio Manoel
Você pode visitar a ponte somente por fora que também é legal, mas entrar e conhecer o seu mecanismo é uma coisa incrível. O melhor jeito de chegar na Tower Bridge é descendo na estação Tower Hill que faz parte das linhas Circle (amarela) e District (verde).
Clique aqui para acessar o site oficial da Tower Bridge.