Museu do Louvre

Museus – Como se programar

Em Dica por Lucio Manoel0 Comments

Gosto muito de ir em museus, e sempre que viajo procuro algum interessante que eu possa ir. Mas são muitos e tão pouco tempo de viagem. Como fazer pra aproveitá-los melhor?

Só em Paris tem museus o bastante para uma vida toda. Pegue os dias em que vai ficar na cidade e reserve uma parte deles para museus, não caia na tentação de querer ver todos que no fim você não vai aproveitar nenhum deles direito. Dependendo do tamanho do museu, se você for entrar “sem destino”, vai perder o dia todo e às vezes não vai nem ver a obra que mais queria. Antes de ir a qualquer museu que escolheu recomendo um estudo para poupar tempo, pois acredito que não vai querer ficar nele um dia todo, sendo que há outras coisas legais para se fazer pela cidade.

Procure o site do museu e veja as obras que tem lá. Faça uma lista do que você considera indispensável. Pegue o mapa e trace uma rota que passe por todas essas obras. Aproveite para ver as que estão na sua rota.

Panorâmica do Museu do Louvre.

Panorâmica do Museu do Louvre. Foto: Lucio Manoel

Por exemplo, o Museu do Louvre é gigante, você poderia passar 3 dias nele e ainda assim não vê-lo inteiro. Quando eu fui, fiz uma lista de 10 obras que eu minha esposa fazíamos questão de ver, o que incluía a Monalisa, obra do Leonardo Da Vinci (sempre cheio), e um Moai que são cabeças gigantes da Ilha de Páscoa, no Chile. Tracei a rota e vimos tudo o que tinha da entrada, passando por essas obras e saindo.

Monalisa de Leonardo Da Vinci.

Monalisa de Leonardo Da Vinci. Foto: Lucio Manoel

Moai da Ilha de Páscoa. Foto: Lucio Manoel

Moai da Ilha de Páscoa. Foto: Lucio Manoel

Outra coisa que precisa ser planejada é que tem museus que fecham 1 dia da semana e geralmente não é no final de semana, então é sempre bom entrar no site antes e se programar.

Se você não é familiarizado com arte mas mesmo assim curte um museu, ainda recomendo entrar no site antes, dar uma estudada que por algumas fotos e resenhas de obras você se situa dentro do espaço e não fica perdido desperdiçando horas valiosas de sua viagem.

Espero que essa dica ajude vocês a aproveitar muito o tempo que tem em cada cidade.

Leave a Comment