Museu do Louvre

Museu do Louvre em Paris

Em Europa, França, Paris por Lucio Manoel0 Comments

O Museu do Louvre (Musée du Louvre) é sem sombra de dúvidas um dos melhores museus do mundo. Residência da Monalisa e da Vênus de Milo, ele tem participação essencial no livro Código da Vinci do Dan Brown.

Museu do Louvre

Museu do Louvre. Foto: dream4akeem via Visual hunt / CC BY-NC-SA

Tem algumas pessoas que gostam de evitar aglomerações em viagem, mas não tem como se evitar o Louvre. Já fui 2 vezes e não me negaria uma terceira porque é o museu mais legal relacionado a arte.

Museu do Louvre

Panorâmica do Museu do Louvre. Foto: Lucio Manoel

Inaugurado em 10 de agosto de 1793, o Museu do Louvre é o museu mais visitado do mundo recebendo atualmente mais de 10 milhões de pessoas por ano em seus 60.000 m2 de áreas com exibição.

Museu do Louvre

Parte interna de uma das pirâmides. Foto: Lucio Manoel

O prédio em si já é um espetáculo. Inicialmente era o Palácio do Louvre e a residência da monarquia Francesa de 1540 a 1678. A partir dai começou a ter expansões e a passou a receber obras de arte até se tornar esse museu tão querido. A última grande reforma foi a instalação da pirâmide que passou a ser sua entrada em 1981.

Museu do Louvre

Teto de um dos setores de pintura. Foto: Lucio Manoel

Seu acervo possui mais de 380 mil itens e 35 mil obras de arte em exibição permanente. Inclui obras dos meus 4 artistas e tartarugas ninjas favoritos: Leonardo (Da Vinci), Michelangelo, Donatello e Rafael.

Tudo isso dividido em 9 áreas:

Antiguidades orientais

São obras e descobertas arqueológicas principalmente do Oriente Médio com muitos artefatos de civilizações antigas com mais de 500 anos a.C.

Museu do Louvre

Porta guardada por touros alados assírios. Foto: Lucio Manoel

Antiguidades egípcias

Essa área é importante para o museu que, em 1826, foi criado um setor para decifrar hieróglifos. São muitos artefatos egípcios incluindo múmias, sarcófagos e o que eu acredito ser o primeiro emoticon.

Museu do Louvre

O primeiro emoticon foi egípcio. Foto: Lucio Manoel

Museu do Louvre

A Grande Esfinge. Foto: Lucio Manoel

Antiguidades grega, romana e etrusca

Encontradas em ruínas e em sítios arqueológicos, são artefatos de até 2.200 a.C.

Museu do Louvre

Vênus de Milo. Foto: Lucio Manoel

Arte islâmica

Fundada em 2003, é a área mais nova do museu e apesar de possuir mais de 10 mil obras, por falta de espaço, apenas mil e trezentas estão expostas.

Pintura

Obras e mais obras pintadas por grandes artistas de todas as vertentes. É a maior área do Louvre com mais de 35 mil obras. Só perde em quantidade para o Museu Hermitage, na Rússia.

Museu do Louvre

Monalisa de Leonardo Da Vinci. Foto: Lucio Manoel

Esculturas

São as peças criadas antes de 1850, mas que não se enquadravam em antiguidades grega, romana e etrusca. O que inclui Michelangelo e Antonio Canova.

Museu do Louvre

Amor e Psique de Antonio Canova. Foto: Lucio Manoel

Artes decorativas

Com relicários, taças, pratos, relógios e até coroas.

Museu do Louvre

Coroas. Foto: Lucio Manoel

Artes Gráficas

É a área menos visitada mas que possui mais de 130 mil peças de gravuras, pasteis, estampas e manuscritos que, devido a fragilidade dos materiais, nem tudo fica exposto.

Artes da África, Ásia, Oceania e Américas

Artefatos de civilizações pré-colonização.

Museu do Louvre

Moai da Ilha de Páscoa. Foto: Lucio Manoel

O museu é muito grande e dificilmente dá para vê-lo inteiro em 3 dias, ainda mais levando em conta que você não está morando em Paris, e sim de férias e por mais legal que seja, tem coisas boas para se fazer em Paris do lado de fora.

Museu do Louvre

Corredor das pinturas que não parece ter fim. Foto: Lucio Manoel

Museu do Louvre

Outro corredor, esse com claraboia. Foto: Lucio Manoel

Minha recomendação é escolher as principais obras e se empenhar em vê-las para não passar o dia no museu vendo obras que você não se interessa. Clique aqui para ver a matéria sobre como fazer isso.

Fiz o meu Top 10 do Museu do Louvre para ajudar na sua escolha de obras. A melhor estação de Metrô para se chegar ao Louvre é o Palais Royal – Musée du Louvre que tem ligação com as linhas 1 e 7.

Clique aqui e veja o site oficial do Museu do Louvre.

Onde?

Leave a Comment