Foto: FabulousTerrah via Visual hunt / CC BY-NC-SA

Facilidades para pais e crianças em vôos

Em Dica, Viagem com crianças por Tassia Alves0 Comments

Quem tem filho sabe que é muito legal ficar com os pimpolhos no colo aquele aconchego, aquela fofura, carinho e tals. Mas não 11 horas infinitas com 10 kg na sua perna em uma poltrona apertada! E entretê-los então? Haja repertório!

Curtindo um som. Foto: Tássia Alves

Curtindo um som. Foto: Tássia Alves

Diz ele que estava ligando para vovó. Qual delas eu não sei. Foto: Tássia Alves

Diz ele que estava ligando para vovó. Qual delas eu não sei. Foto: Tássia Alves

Brincadeiras à parte, temos que sair preparados para enfrentar uma viagem cheia de surpresas, porque você nunca sabe como seus pequenos vão se comportar durante vôo. As empresas aéreas estão cada vez mais preparadas para receber crianças, seja acomodando-os confortavelmente, seja oferencendo refeições personalizadas e entretenimento. Esses serviços são oferecidos geralmente para viagens internacionais.

A maioria delas dispõe um berço para crianças menores de 2 anos poderem relaxar durante o vôo. Elas e os pais, claro. O berço suporta bebês de até 10 kg e 65 cm de comprimento, algumas empresas aceitam um pouco mais que isso. Eles não podem ser usados durante decolagem ou aterrissagem, ou quando a indicação de uso de cinto de segurança estiver acesa. O número de berços é limitado, porque são presos na parede do corredor central da aeronave, e tem que ser reservado com até 48h de antecedência. Os assentos em frente ao berço tem que estar disponíveis também para você sentar perto da criança.

Dando uma folga para os pais. Foto: Lucio Manoel

Dando uma folga para os pais. Foto: Lucio Manoel

Tava apertadinho mas quebrou o galho. Foto: Tássia Alves

Tava apertadinho mas quebrou o galho. Foto: Tássia Alves

O bebê conforto também é bem-vindo nas aeronaves, contanto que compre um assento para colocá-lo, e você paga a tarifa infantil que é um pouco menor que a adulta. A cadeirinha tem que seguir as especificações exigidas que você encontra no site ou entrando em contato direto com a empresa.

Cinto de segurança para as crianças no colo também são distribuídos. Você acopla no seu próprio cinto e a criança fica presa à você. Esse equipamento pode ser encontrado em vôos internos também.

Menu infantil que a empresa Swiss oferece. Foto: divulgação/Swiss

Menu infantil que a empresa Swiss oferece. Foto: divulgação/Swiss

Outra coisa legal para os pequenos é o menu infantil, basta também reservar com antecedência. Tem desde hambúrguer com batatas fritas à refeições mais saudáveis e especiais para bebês. O entretenimento também não poderia faltar. Hoje a grade de canais nas tevês das aeronaves são bem extensas, e possuem uma seção só para crianças. Algumas empresas também distribuem gratuitamente um material que varia entre jogos da memória, giz de cera, lápis, cadernos de colorir, entre outros.

O baixinho ficou bem feliz em assistir Shaun Carneiro no avião. Foto: Tássia Alves

O baixinho ficou bem feliz em assistir Shaun Carneiro no avião. Foto: Tássia Alves

Esse foi o material que o Pedrinho ganhou da aeromoça. Não consegui tirar foto do meu porque quando me dei conta ele já tinha espalhado tudo pelo chão da aeronave.

O jogo da memória fez o maior sucesso aqui em casa. Foto: Divulgação/KLM

O jogo da memória fez o maior sucesso aqui em casa. Foto: Divulgação/KLM

Acabei dando sorte no retorno da minha viagem pela Europa. Não sabia que poderia ter reservado o berço antes e as aeromoças incríveis da KLM nos ofereceram já à bordo. Como a aeronave estava meio vazia, conseguimos os lugares. Meu filhote já tinha batido 10 kg, estava no limite, e acabou ficando com as pernas bem encolhidinhas. Mesmo assim ele conseguiu tirar algumas sonecas e poupou a mãe aqui de uma possível dor nas pernas na volta para casa. Ele ganhou também um kit com jogo da memória, lápis de cor, livro de colorir e um patch bordado para colar na mochila. Fora que o atendimento à bordo foi sensacional! A KLM é incrível! Quanto às refeições, eu nem tinha ideia que eles poderiam dar, então acabamos perdendo essa oportunidade.

Dei uma busca nos sites das principais empresas aéreas e descobri que até possuem um setor especial para lidar com o assunto. Lá você encontra tudo o que quer saber sobre viajar com seu filho, tanto bebê, quanto mais grandinho. Eles dão muitas dicas e algumas vão muito além dos serviços prestados.

Encontrei facilmente informações nos sites de algumas empresas, só clicar nos nomes que vai direto para o link de viagem com crianças. São elas: Etihad Airways, Alitalia, AirFrance, KLM, Delta Airlines, Emirates, Iberia, Lufthansa, Lan, United Airlines, Swiss, Tap e Singapore Airlines.

Nas outras empresas não achei link falando sobre o assunto, mas você pode ligar para pedir mais informações. Verifique sobre tarifas de tudo para não ter uma surpresa na hora, apesar da maioria oferecer gratuitamente os serviços, tem algumas empresas que cobram, e ouvi dizer que não é nada barato.

Já usou algum desses serviços? Me conte aqui, assim podemos atualizar as informações e deixar tudo bem completinho para quem vem nos visitar!

Leave a Comment